A grandiosidade da Baleia-franca-austral

Há encontros que acontecem todos os anos, no tempo certo.

Entre julho e novembro, as baleias-franca-austrais retornam ao litoral sul de Santa Catarina depois de uma longa viagem vindas da Antártida. É nas águas mais calmas de Garopaba e região que o melhor cenário para dar à luz e amamentar seus filhotes.

Por aqui, o inverno não é marcado apenas pelo frio. É também a estação em que o mar ganha novos movimentos e o horizonte deixa de ser apenas horizonte. Cada sopro, cada movimento na superfície do mar, pode anunciar um encontro raro.

Essa paisagem que hoje emociona moradores e visitantes também é protegida. Garopaba faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, uma unidade de conservação federal criada para preservar o principal berçário da baleia-franca-austral no Brasil. São cerca de 154 mil hectares de áreas marinhas e costeiras que se estendem de Florianópolis até Balneário Rincão - SC, garantindo que esse ciclo continue acontecendo ano após ano.

A presença cada vez mais frequente das baleias é resultado de anos de conservação e reforça a importância de preservar esse trecho do litoral, que segue sendo um dos principais berçários da espécie no Brasil.

Para quem visita a região nessa época, existe um jeito bonito de acompanhar essa temporada. O Instituto Australis mantém um mapa com os avistamentos registrados em tempo real, permitindo descobrir onde elas foram vistas naquele dia. Mapa de Avistagens – Instituto Australis

Já em Garopaba, a Casa da Baleia convida a conhecer essa história por meio de experiências sensoriais e imersivas. Em Imbituba, o Museu da Baleia preserva a memória de uma relação que, felizmente, deixou a caça para trás e escolheu a conservação.

Enquanto elas seguem seu ciclo, a costa catarinense lembra que uma das maiores belezas da natureza precisa apenas de um olhar atento para o mar.

-

Endereços:

Casa da Baleia Austral
Rua Manoel de Araújo – Centro Histórico, Garopaba.

Museu da Baleia de Imbituba
Rua Itagibá, s/n – Praia do Porto, Imbituba.

Centro de Visitantes do Instituto Australis
Praia de Itapirubá Norte, Imbituba. Visitação gratuita mediante agendamento.