Pelos olhos de Bernardo Villanueva!

Como os seus olhos vêem o mundo?



As lentes do @bernardovillanueva_ são a mais pura poesia da natureza. Quem vive o mar entende a profundidade de cada clique, o desenho de cada registro.

Todos os dias podemos escolher com quais lentes queremos ver o mundo, qual você escolhe?

Com certeza a vida pelos olhos dele é muito mais bonita.
-

 

Porque você escolheu morar aqui?

Bernardo Vilanueva: "Acho que foi um caminho traçado inconscientemente lá atrás na minha adolescência. Na época eu morava em Curitiba e lembro de ter visto uma edição daquelas revistas de turismo sobre a volta das Baleias Franca à Santa Catarina, na matéria aparecia a região de Garopaba/Praia do Rosa. Eu vi as imagens da matéria e aquilo mexeu aqui dentro, me marcou profundamente e eu sabia que queria ver aquelas cenas, viver e estar pertinho das baleias.

No caminho entre esse momento e o hoje houveram muitos fatores que influenciaram para eu estar aqui, um deles é ter voluntariado no antigo Instituto Baleia Franca (IBF) e o outro é a história dos meus filhos que também me conduziram pra cá. Mas é curioso pensar que lá atrás algo já me atraiu e conectou com esse lugar. De alguma maneira sempre soube que queria viver perto da natureza, aqui eu encontrei isso, as baleias e o surf."

 

 

 

 

O que a fotografia representa pra você?

 

Bernardo Vilanueva: "Eu tô em um momento que a fotografia tem sido um instrumento de conexão entre o [mundo] interno e o [mundo] externo. É na fotografia onde se revela o encontro desses mundos. Então é, ao mesmo tempo, mostrar o que vejo, como vejo e o que sinto, o que sou.


Não consigo me imaginar sem uma câmera ou trabalhando com outra coisa. Sei lá, a fotografia é minha vida a muito tempo, é minha forma de estar no mundo, de comunicar, expressar momentos e estados de espírito. É uma ferramenta que me conecta com as pessoas, com a natureza, com os lugares e com memórias. Isso é o meu pessoal, como eu vivo e o que ela representa pra mim enquanto processo. Mas ela enquanto resultado, como obra “acabada”, “revelada” tem a força de um Portal, cada foto é um portal para infinitas memórias, pessoais e coletivas, ela guarda a história e sentimentos através do tempo. Uma fotografia ganha mais poder e sentido à medida que o tempo passa."

 

 

 

Para você o que é uma vida com S.A.L?

 

Bernardo Vilanueva: "É uma vida em estado de arte, que inspira, que é fluida, orgânica e mais ritmada com o tempo da natureza.
Ela tem música de fundo. Tem dias que ecoa silêncio outros se anuncia e amplifica o barulho das ondas. Tem aracuãs cantando na janela e cigarras gritando na trilha.


É uma vida com pequenos rituais, agradecer ao sol, pedir licença e a benção pra iemanja ao entrar no mar, namorar no por do sol e celebrar a chegada da Lua cheia.


A vida com sal é uma vida de detalhes, uma vida poética.


Foi nessa poesia perto do mar que encontrei minha matriz criativa e minha identidade visual. Hoje uma vida com sal é a minha vida."