FALTAM R$ 349,00 PARA VOCÊ GANHAR FRETE GRÁTIS.

OCEANO PACÍFICO E O MISTÉRIO DO SWELL

OCEANO PACÍFICO E O MISTÉRIO DO SWELL

(Foto: Vitor Costa)

Reza a lenda que o oceano é o berço da vida na Terra. A partir da alquimia entre a Água e o Sol temos tudo que hoje é dito como vida em nosso planeta. Essa lenda, que cada vez mais foge do limbo das lendas para vir a ser fato científico, nos faz pensar na imensidão dos mistérios que permeiam o reino de água e sal, como as profundezas do oceano Pacífico, que tem uma média de 4.200 metros de profundidade. Em alguns pontos desse oceano o ser humano ainda não conseguiu nem acessar o fundo, mas já viu que caberia um monte Everest e ainda sobraria espaço, como é o caso da Challenge Deep, ou fossa das Marianas. 

(Foto: Vitor Costa)

Uma grande contradição quando se fala em oceano Pacífico, é o próprio nome que remete a calmaria. Isso foi enquanto o navegador português Fernão de Magalhães navegava pelas águas momentâneas e atipicamente “calmas” do Oceano do Sul (como antes era chamado), e resolveu batizá-las por assim, Pacífico. Ignorando toda a fertilidade e efervescência que aqueles mares do Sul traziam constantemente. 

(Foto: Vitor Costa)

Em verdade, o Oceano Pacífico, com todos seus mistérios geológicos que aos poucos vêm sendo decifrado pela ciência, é a origem de diversos acontecimentos meteorológicos e marítimos que permeiam seus arredores do planeta. Nós por exemplo, aqui no sul do Brasil banhados pelo oceano Atlântico, recebemos boa parte do nosso estímulo de swell através dos acontecimentos do oceano Pacífico. Entre erupções, ciclones, tempestades e outros acontecimentos que deixam um rastro de energia nas correntes marítimas e passeiam ao sul do continente espalhando ondas por toda a costa brasileira.

(Foto: Vitor Costa)

É claro que recebemos grandes estímulos também dos acontecimentos do oceano Atlântico, mas a maior parte do swell é um presente do “agitado Pacífico” e suas profundas e misteriosas águas. 

(Foto: Vitor Costa)

Não podemos deixar de mencionar a diferença entre as ondas vagas, provocadas pelo vento, que geralmente são irregulares. E as ondas do swell, que tem origem nesses acontecimentos que citei acima e percorrem longas distâncias até encontrar a costa, são ondas uniformes e muito mais estimulantes ao surf, ainda mais quando olhamos aquelas linhas vindo do além-mar para quebrar na costa. 

Uma curiosidade interessante sobre isso é que quanto mais distância a onda percorre, geralmente de 10 a 20 mil km, mais se acumula energia até encontrar a costa, isso também tem a ver com período das ondas, quanto maior o período, mais energia. Geralmente essas ondas passam despercebidas pelas profundezas do oceano, mas ao encontrar uma bancada, aquela energia que estava embaixo d’água desaponta na superfície, criando assim o movimento de "empinamento''.

Agora toda vez que você ver um swell quebrando na beira da praia, pense em todo esse trajeto que ele fez até chegar ali, não é fantástico? Bons ventos, e boas ondas!

(texto por: João Pedro da Rocha)

 

fontes:

https://www.aguasdoalgarve.pt/content/oceanos

https://www.oceanoparaleigos.com/post/ondas-swell-e-vagas-surf

https://surfguru.com.br/conteudo/o-que-e-um-swell-e-o-que-sao-vagas-2015-07-17-17768.html