Qual a melhor alimentação antes e depois do surfe?

28.06.2020


Bora se preparar para o surfe!

image

foto por: William Zimermann

Não vai deixar de pegar as melhores ondas e ter uma boa remada por falta de uma boa alimentação! Com certeza faz toda a diferença entrar na água bem alimentado e fazer a reposição no pós surf para uma boa recuperação muscular e do sistema imune, ainda mais nesse inverno com água gelada e vento sul!

Pensando em garantir um bom fornecimento de energia durante o surf e de forma prolongada, é legal misturarmos alimentos ricos carboidrato com alimentos gordurosos. Aí você escolhe se prefere doce ou salgado!

Alimentação no pré-surf

Aquele velho lanchinho de banana e pasta de amendoim funciona muito bem antes da queda e é fácil carregar. Recomendo o consumo uns 15 minutos antes de entrar no mar. A quantidade de banana vai depender do seu esforço e fome. Pode ser outras opções de fruta também, como manga e abacate (humm abacate com paçoquinha é demais!). No lugar da pasta de amendoim pode ser pasta de amêndoas ou de macadâmia, pode ser coco ralado (fica uma delícia coco ralado fresco com banana ou manga ou laranja!), ou essas oleaginosas inteiras mesmo, castanha do Pará, castanha de Caju, macadâmia, etc.

image

Se preferir um alimento salgado temos algumas opções: milho verde cozido, pinhão, batata doce, mandioca, fica muito bom com um tomatinho picado, azeite e temperinhos como orégano ou manjericão. Ah nutri, mas pode colocar queijo? Pode sim! Se não te fizer mal, não tem problema nenhum.

image

Evite o consumo excessivo de pão! O glúten é mais inflamatório para a maioria das pessoas e durante o exercício temos uma maior absorção dos alimentos consumidos antes, então melhor evitar! Mais interessante a tapioca nesse caso. Só lembrando que o alimento in natura tem mais nutrientes do que as farinhas refinadas, por isso é recomendado outros alimentos antes da tapioca.

image

Alimentação no pós-surf

Já para o pós surf, algum tipo de carboidrato, os mesmos alimentos citados no pré. Sendo que o interessante é sempre variar, na medida do possível colocar um alimento fonte de proteína. Acaba que as opções são mais restritas, mas é possível! Pode ser ovo cozido, ou omelete, queijo como mussarela de búfala, ou queijo meia cura que é mais saudável. Temperados com azeite e orégano, iogurte natural com fruta e granola, uma salada com atum, tomatinho e cebola. Essas são algumas opções, é só se preparar um pouquinho antes!

Se tiver alguma proteína em casa na forma de suplemento, serve também, para esse momento (em torno de 15g de proteína), pode preparar com uma fruta, com açaí.

image

foto por: William Zimermann

Quanto mais alimentos de verdade e temperos forem consumidos, mais fácil vai ser a recuperação e manutenção do sistema imune!

Texto por: Ju Blanski | Nutricionista
Nutricionista Clínica e Funcional. Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR Coaching Nutricional e Chef de Cuisini. 
Saiba mais! 👇🏻bit.ly/juliana-nutri