23.01.2019

Esta foto ficou para história por redefinir como a onda mais perigosa do mundo era surfada. Tom Carrol deu uma rasga embaixo do lip, algo antes considerado quase impossível neste local. A manobra ficou conhecida como “snap that was heard around the world”, ou em português, a rasgada que foi ouvida no mundo todo. Carrol surfava com seu tradicional capacete durante o Marui Pro, atual Pipe Masters. O trabalho do fotógrafo é por vezes menosprezado pela comunidade do surf. Esquecemos deles quando estamos foleando uma revista ou conferindo as redes sociais. Mas estes artistas são responsáveis por aumentar a vontade de surfar e conhecer novos picos. Fotos incríveis motivaram muitos de nós a entra na água pela primeira vez.

Antes dos celulares estarem equipados com câmeras de alta definição, os fotógrafos era os únicos que traziam as imagens de breaks perfeitos e intocáveis.

Sempre em busca da onda perfeita, estes profissionais arriscam sua vida dentro água, e investem todas as economias em equipamentos.

Na história do surf, muitas imagens ficaram eternizadas. Escolhemos 10 imagens clássicas que representam de diferentes formas nossa cultura e suas diversas gerações.

MARK RICHARDS – OFF THE WALL – FOTÓGRAFO – DICK HOOLE 1976

Esta foto inspirou gerações pela radicalidade da manobra e o estilo impecável do surfista. A lenda Mark Richards foi um dos primeiros a manobrar nas partes mais críticas da onda. nesta foto ele destrói um lip havaiano com uma 7,8 mono quilha.

ANDY IRONS – TEAHUPOO – FOTÓGRAFO – TOM SERVAIS  2002

Andy teve diversos momentos marcantes em sua breve mas intensa carreira no esporte. Mas esta onda absurda no Tahiti ficou como sua maior marca. Depois de derrapar no meio do drop, o havaiano conseguiu completar a onda sob os aplausos do irmão. Bruce duvidou que Andy desceria esta besta.

Na foto pode-se ver outra lenda do esporte, Shane Dorian esta com o pé de pato tentando tirar uma foto do amigo.

RINCON , CALIFÓRNIA – FOTÓGRAFO STEVE BISSELL  1973

Esta foto fez muita gente surfar na década de 70 no norte da Califórnia. O ainda pouco conhecido pico de Rincon, conhecida como a rainha da costa, quebrava com uma perfeição absurda em uma tarde de quarta feira. Steve Bissel aproveitava as ondas com seu companheiro, e lenda local, Gary Ward.

Steve invadiu diversas propriedade privadas para conseguir tirar esta foto de seu amigo observando o Line Up. Dias depois as direitas clássicas estampavam a principal revista do esporte na época.

A foto ficou conhecida como “O Rei e a Rainha”, em homenagem ao saudoso Gary e este lugar mágico do surf californiano.

MIKI DORA, MALIBU 50’S – FOTÓGRAFO DESCONHECIDO

Miki Dora é um dos surfistas mais icônicos na história do esporte. Inventor do localismo, ele tinha um estilo único dentro e fora d’água. Sua habilidade em deslizar com graça nas direitas perfeitas de Malibu, não era transmitida no seu dia a dia. Miki inovou o esporte como poucos com seu talento e rebeldia.

GREG NOLL, PIPELINE – FOTÓGRAFO JOHN SEVERSON – BIG WEDNESDAY 1964

Está é considerada uma das fotos de surf mais icônicas do esporte. Mesmos se não conhecermos os protagonistas e a história por trás dela, a imagem fala por si só. Greg Noll mirando o outter reef de Pipeline transcende o surf, mostra o impeto do homem ao enfrentar a mãe natureza.

Esta foto foi tirada por John Severson , fundador da Revista Surfer Magazine, no swell histórico conhecido como Big Wednesday em 1964.

TOM CARROL, PIPELINE – FOTÓGRAFO PETER JOLI WILSON 1991

Esta foto ficou para história por redefinir como a onda mais perigosa do mundo era surfada. Tom Carrol deu uma rasga embaixo do lip, algo antes considerado quase impossível neste local. A manobra ficou conhecida como “snap that was heard around the world”, ou em português, a rasgada que foi ouvida no mundo todo. Carrol surfava com seu tradicional capacete durante o Marui Pro, atual Pipe Masters.

WOODY BROWN, GEORGE DOWNING E BUZZY TRENT – MAKAHA – THOMAS TSUZUKI 1953

Esta foto é considerada a primeira de ondas realmente grandes na história. Foi tirada por uma fotojornalista freelancer, que fazia imagens das ondas nas horas vagas. A histórica onda de Makaha quebrava com tamanho e  perfeição, e a imagem acabou sendo capa do jornal Honolulu Star-Bulletin dois dias depois. Esta imagem fez a primeira leva de surfistas da Califórnia migrarem para o Havaí em busca de ondas nunca vistas antes.

NATHAN FLETCHER – TEAHUPOO – FOTÓGRAFO – BRIAN BIELMANN 2011

Esta foto mostra a evolução do surf em ondas grandes no final dos anos 2000 e começo desta década. Além de capa da maior revista especializada do esporte, ela levantou questões como a segurança dos atletas. A mídia se perguntava aonde estava o limite dos Big Riders após a morte de diversos profissionais na época.

Brian é um dos melhores fotógrafos de surf de todos os tempos e o protagonista principal da imagem é conhecido por desafiar ondas grandes por décadas.